terça-feira, 10 de novembro de 2009

RELATOS - Encontro ilustre


Gauchada,

Só mesmo no stand da livraria Calle Corrientes na feira do livro de Porto Alegre para acontecer um encontro de duas gerações de nosso folclore gaúcho.
Um, da geração mais antiga, chegou mais cedo pra compar uns livros e podemos prosear bastante. Dentre suas grandes obras, está o "Esquilador", já sabem, estou falando de Telmo de Lima Freitas, um dos mais consagrados e ilustre homem de nossa cultura.
Sabedor de várias influências musicais, ainda estuda e pesquisa a origem das danças e ritmos de nosso folclore.
E, por capricho do destino à nosso favor, chega no stand outro consagrado artista do RGS.
Um dos maiores instrumentistas do estado e quiçá, do Brasil. Não posso falar muito porque sou totalmente fã desse violonista que, além de seu trabalho solo, acompanha dois esteios da música nativista, uma dupla buena e boa de garganta, César Oliveira e Rogério Melo, pois é, estou falando de Marcello Caminha.
Estas duas figuras importantes do nossa tradição estiveram juntas para nosso deleite.
Pude conhecer pessoalmente e prosear com Marcello Caminha, que está em fase de pesquisa de seu mais novo trabalho, uma vídeo aula onde ensinará nossos ritmos e suas origens.
Aprendi muito neste pouco tempo de encontro. Por acaso, estávamos com um violão no stand.
O tio Telmo me deu uns toques de violão e fez umas cantorias. Marcello, dedilhou um tango chamado Malena, nome também de sua filha em homenagem à cantora e inspiradora do músico Homero Manzi.

Só mesmo na livraria de Don Miguel pra acontecer esse encontro de grandes gerações de músicos da nossa cultura terrunha.

Alessandro Alves
Grupo Fundo de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário